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Cuidados que todo influenciador deve ter antes de fechar uma parceria

Cuidados que todo influenciador deve ter antes de fechar uma parceria

Criar uma audiência que de fato se envolva com seu trabalho, que confie

em suas indicações e transformar em um negócio lucrativo é o que separa o influenciador amador dos que passam a realmente lucrar pelo seu trabalho.

 

A realidade é dura e ao ser dita, nos chama atenção que o cenário pode ser modificado, é possível oferecer seu trabalho de modo profissional, com uma empresa sólida, equipe e é o desejo de muitos.

 

Contudo, muitos influenciadores não adotam cuidados que visem a proteção da reputação que construíram, correm riscos de que parceiros possam prejudicar a imagem que lutaram para construir, o que pode comprometer sua carreira.

 

Imagine ter sua reputação prejudicada por uma parceria que você escolheu encerrar e a reação foi de atacarem sua imagem publicamente, ou ainda trazerem ao público informações de sua maneira de trabalhar ou do seu negócio que você não deseja que o público saiba.

 

É por isso, que é importante adotar os cuidados por meio das ferramentas certas, que profissionalizam seu negócio e impedem tais situações desagradáveis. 

 

Como o influenciador pode oferecer seus serviços?

 

 

Não existe uma única fórmula que vai garantir sucesso ou a que é melhor.

 

Tudo irá depender do que é negociado, quais as intenções com o negócio. Dito isso, vamos analisar os formatos mais comuns:

  • Parceria: Na parceria, os esforços de ambos os lados são somados em prol de um projeto, para que ele saia do papel. Os custos em geral são divididos, em diferentes percentuais, bem como lucros. Não se trata de sociedade, mas uma união em prol desse objetivo;
  • Prestação de Serviços: O influenciador, é contratado para divulgar uma marca por meio de um produto ou serviço, poderá ou não receber um percentual sobre as vendas, a depender do que foi negociado - as famosas Collabs.

 

Como você pode observar, eles podem ser compostos de diferentes obrigações, responsabilidades e retorno, podem incluir obrigações, exclusividade, licenças, proibições, penalidades.

 

Por isso, é fundamental contar com um advogado especialista, que irá analisar qual o melhor formato, quais condições podem ou não ser aceitas, bem como irá  te orientar em riscos que podem surgir dentro do que desejam contratar.

 

 

Quais as obrigações mais comuns aos influenciadores?

 

 

Muitos influenciadores, escolhem prestar um serviço sem contrato, recebem pelo serviço e executam o que foram contratados.

 

Contudo, se submetem a exigências que ultrapassam o que foi combinado, se deparam com o uso de sua imagem para além do que permitiram ou ainda solicitações de que o influencer efetue venda e atendimento ao cliente, o que não faz parte do serviço.

 

Cada influenciador possui sua dinâmica de oferecer seus serviços ou o que deseja em sua parceria, mas é necessário saber negociar e prever em contrato, justamente para ter por escrito e como meio de preservar suas intenções. Dessa forma, qualquer dúvida quanto ao que deve ou não ser realizado, já estará devidamente no instrumento.

 

O contrato, ele deve ser arquitetado de maneira estratégica, levando em consideração os seguintes pilares:

 

  • Vontade dos envolvidos;
  • Lucro;
  • Regras claras do que será ou não realizado, por ambos os lados;
  • Riscos devem ser observados e minimizados.

Esses pontos, proporcionam que o contrato possa ser cumprido, não abrindo margem para problemas e se ocorrerem buscar a solução por meio da via extrajudicial, ou seja, sem um processo que é demorado e  caro.

 

Com esses cuidados, será possível tratar em contrato regras voltadas para:

 

  • Uso da imagem do influenciador, sob quais condições, prazo;
  • Como será o formato de disponibilização de conteúdo;
  • Condutas esperadas da empresa contratante, essa via pode e deve ser de mão dupla;
  • uso da marca do influenciador;
  • leads regras;
  • Regras para exclusividade.

 

Um ponto importante a ser tratado em contrato, diz respeito às informações trocadas e deve se manter sigilo. Infelizmente, existem situações de funcionários da empresa de ex- parceiros, que contam em suas mídias sociais o que ocorre em bastidores e até mesmo vazam informações, prejudicando a imagem  reputação do influenciador.

 

É necessário já se preparar para tais situações, garantindo que cuidados venham ser tomados e responsabilidades, bem como penalidades em caso de descumprimento.

 

Resumo

 

 

Influenciadores, possuem grande exposição e se deparam constantemente com pessoas e negócios que buscam se aproveitar do trabalho que construíram. Para consolidar seu nome no mercado, protegendo a saúde financeira de sua empresa, é importante adotar cuidados em seus contratos e reflexos do mesmo até mesmo em um gerenciamento de crise.

 

Um bom contrato, é realizado sob medida para a sua necessidade, deve ser construído por um advogado especializado de sua confiança, para que seus interesses possam ser protegidos e com isso a parceria atender aos seus interesses.

 

Você influenciador, por meio do contrato certo, poderá determinar regras para uso de sua imagem e voz, sua marca, proteger informações confidenciais de seu negócio e bastidores de sua vida, inclusive  com previsões de penalidades a depender da postura de quem a contratar, para não prejudicar sua reputação.

 

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