BLOG

Quais os cuidados no contrato de serviços de personal training?

Quais os Cuidados no Contrato de Serviços de Personal Training?

Oferecer um serviço como personal trainer, vai demandar do educador físico um acompanhamento junto ao cliente para se alcançar a transformação corporal.

No entanto, o sucesso desse processo não depende apenas do profissional; o aluno (cliente) também tem um papel fundamental. Mas, o que acontece quando as expectativas não são alinhadas e surgem desentendimentos? Como você, personal fica nesse cenário?

 

 

Expectativas versus Realidade

 

 

Todos nós sabemos que, para alcançar o corpo desejado, é necessário empenho, compromisso e dedicação do cliente. Mas, e se ocorre um desalinhamento de expectativas ou até mesmo o abandono do serviço contratado? Como o profissional deve se posicionar?

 

 

A Solução: Contrato de Prestação de Serviços

 

 

A resposta a essas questões está em um contrato bem elaborado. Um contrato não apenas estabelece as "regras do jogo", mas também garante:

 

  • Pagamento efetivo pelo serviço.
  • Respeito pelo tempo do profissional.
  • Clareza ao cliente sobre o escopo do serviço.
  • Proteção contra mal-entendidos e desentendimentos.

Contrato de prestação de serviços de personal trainer, é necessário?

 

Talvez você personal trainer, já tenha se deparado com:

 

  • Clientes exigindo mais do que o acordado?
  • Atrasos no pagamento ou cancelamentos inesperados?
  • Desrespeito ao seu tempo e trabalho?
  • colocarem preço no seu trabalho?

Essas situações podem ser minimizadas e até mesmo evitadas por meio de um contrato personalizado, elaborado por um advogado especializado, que vai atender as particularidades da sua maneira de trabalho e lhe garantir maior transparência com seu cliente, bem como penalidades em caso de um rompimento de contrato antes do prazo negociado.

 

 

Pontos-chave de um Contrato Efetivo

 

 

contrato_servico_personal_trainer_educador_fisico_instrutor_academia.jpg

 

É por meio do contrato que estabelecemos a regra do jogo, a sua maneira de oferecer seu trabalho, proporcionando uma melhor experiência na relação com seu cliente, mais segurança para sua atividade profissional e define expectativas, detalhando os serviços que oferece, protegendo ambos os lados de mal entendidos. 

 

 

Afinal, o que deve constar no contrato de prestação de serviços de personal trainer?

 

 

O contrato deve ser elaborado por um advogado especializado, para que o mesmo possa identificar se a forma como você oferece seu trabalho possui riscos, o orientar no que pode ou não ser feito e elaborar o documento que vai de encontro às suas necessidades.

 

Abaixo, listo alguns pontos que devem ser observados na sua atuação profissional:

 

  • Definição clara do que é contratado, qual é o serviço, a forma que será prestado, quantidade de avaliações, treinos personalizados;
  • Regras de agendamento, condições de reagendar datas, necessidade de aviso prévio para cancelar uma aula ou ainda remarcação;
  • Forma de pagamento, qual método de pagamento, o que ocorrerá em caso de cancelamento;
  • Uso de imagem, para demonstrar sua autoridade perante o público, é necessário regras para esse uso, para entender mais clique aqui;
  • Cancelamento do serviço contratado, como vai se dar o fim do contrato antecipado, multas e penalidades;
  • Estado de saúde do paciente: responsabilidade de informar o estado de saúde, para sua segurança profissional e do aluno;

Esses são alguns cuidados que devem ser observados ao prestar um serviço, mas é importante chamar atenção para dois pontos relacionados a expectativa de resultado do aluno, o qual deve entender que o profissional de saúde é agente de meio, que o orientará e também quanto a responsabilidade do aluno na execução dos exercícios, pois aqui um ponto deve ser observado: lesões do aluno ao não seguir a orientação do profissional.

 

Lembre-se: o contrato é uma ferramenta de proteção.

 

Conclusão

 

 

O contrato é um mecanismo que proporciona maior proteção a sua prestação de serviços e garante transparência na relação com o cliente.

 

Conte com um advogado especializado em contrato, para que o mesmo analise a sua forma de ofertar seus serviços e construa um contrato que reflita a sua realidade. Dessa forma, é um aliado do seu negócio.

 

Deseja conversar sobre este e outros temas, clique aqui. Para mais conteúdos, confira o blog.

Artigos relacionados