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Como ter regras na comunidade de curso digital? Quais os cuidados?

Como ter regras na comunidade de curso digital? Quais os cuidados?

Quando falamos de cursos digitais, inúmeras fórmulas e estratégias são propagadas para melhor desempenho em vendas e experiência dos clientes.

Com isso, temos as comunidades que são fornecidas em cursos online, mentorias e outros produtos, que se tornaram uma importante ferramenta para esse modelo de negócios.

 

Contudo, não podemos nos esquecer que existem cuidados que devem ser tomados, pois apesar de ser um ambiente em que o intuito é o networking a casa precisa de ordem.

 

Hoje, iremos entender como estabelecer tais regras, sua necessidade e quais cuidados ter nesse espaço.

 

A comunidade precisa de regras

 

 

Ao estabelecermos regras em uma comunidade, é dado um direcionamento aos participantes da postura esperada.

 

Contudo, não basta fixar um rol de regras e contar que todos vão seguir, é importante que elas sejam claras, objetivas, de forma que proporcione um espaço seguro para trocas e interações entre os membros.

 

Aqui, é importante pontuar que os membros são consumidores e como tal possuem direitos, que não podem ser deixados de lado ou ainda imposições que possam ser consideradas abusivas.

 

As regras, podem ser previstas em um contrato de Adesão, é por meio dessa ferramenta que vinculamos o serviço que é prestado (produto) ao cliente e a conduta que se espera do mesmo durante o uso.

 

É importante estabelecermos essas condições para a segurança do negócio, não se abrindo margem para suposições do que é esperado.

 

Por isso, é importante que um advogado especialista elabore, pois o mesmo irá observar os direitos dos clientes, a preservação da reputação do seu negócio, os direitos do criador do conteúdo e medidas até mesmo punitivas em caso de não cumprirem o que foi previsto.

 

 

Quais problemas podem surgir na comunidade digital?

 

 

Os problemas estão sujeitos a acontecer, porém é necessário dosar quais medidas serão aplicadas nos variados cenários, como:

  • Assédio;
  • Captação dos seus clientes por um terceiro;
  • Discussões políticas e outros temas não relevantes a comunidade;
  • Plágio cometido por aluno;
  • Pirataria;
  • Prática de spam, cometido por pessoa com acesso;
  • Rateio do curso digital;
  • Compartilhamento de acessos para diferentes pessoas.

 

Além de cenários em que o propósito da comunidade se perde, levando-a ao abandono por parte de seus membros e com isso todo o investimento que foi feito, bem como tempo dedicado para construir esse espaço, é perdido.

 

É justamente com as definições claras e valendo-se do Contrato de Adesão que colocamos as diretrizes que devem ser seguidas por todos.

 

É interessante o uso dessa ferramenta, em cenários como de um cliente insatisfeito que busca amparo judicial . O contrato, serve como prova de como o produto é entregue, suas condições e profissionalismo na preservação dos direitos do consumidor (cliente), abordo outros aspectos no artigo Comunidades em cursos digitais: Quais os cuidados você precisa saber .

 

 

 

O que é um contrato de adesão?

 

O contrato de adesão é um documento em que uma das partes impõe a outra, sem que essa possa discutir o que ali está inserido, onde é previsto direitos e obrigações.

 

Fique tranquilo, é um contrato válido, utilizado por exemplo em contratos de internet residencial, empréstimos e seguros.

 

Neste contrato, prevemos as condições de uso do curso, o acesso, formas de interrupção do acesso, medidas a serem tomadas em caso de plágio, pirataria, postura em comunidades.

 

Desse modo, cria-se o respaldo jurídico necessário, proporciona clareza ao cliente e uma segurança maior a você que oferece o produto, o profissionalismo e atenção em cuidados como esse, transforma a realidade do negócio, é antever cenários e agir na prevenção.

 

Aspectos jurídicos

 

 

No artigo de hoje, pudemos ver como um Contrato de Adesão ou até mesmo o chamado Termos de Uso, é importante para a criação de uma comunidade online.

 

É por meio desse cuidado, que você se respalda para tomada de decisões em caso de problemas na relação com o aluno.

 

Lembrando, a importância desse documento ser realizado por um advogado de sua confiança que irá o orientar na aplicação e elaborar o documento pensando nos cenários de risco e gerenciamento de crise.

 

Deseja ler mais a respeito de proteção aos negócios, confira o blog. Quer conversar sobre este e outros temas clique aqui.

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