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Quais os cuidados no agenciamento de influenciadores e infoprodutores? E o contrato?

Quais os cuidados no agenciamento de influenciadores e infoprodutores? E o contrato?

Os influenciadores digitais, são figuras relevantes para o consumo de diversos

produtos e responsáveis até mesmo para que algumas marcas caiam no gosto do público.

 

Um influenciador, não está restrito ao antigo formato de ser dono de um blog, as mídias sociais ampliaram o leque e podemos ver as figuras do produtor de conteúdo digital como professores, médicos, nutricionistas, um design e por aí vai.

 

Com essa grande possibilidade, é cada vez mais comum que agências se interessem em agenciar seus clientes infoprodutores e  atrair novos clientes, para boas escolhas e também não comprometer lançamentos de produtos digitais.

 

O cuidado em associar a figura do influenciador, a marca certa é importante para que sua credibilidade e reputação possam ser preservadas.

 

Por isso, no artigo de hoje iremos analisar como funciona o agenciamento e cuidados necessários. 

 

Como funciona o agenciamento de influenciadores?

 

 

No mercado cada vez mais competitivo, podemos nos deparar com plataformas que disponibilizam tais serviços a empresas, por meio do qual um influenciador é escolhido de acordo com parâmetros que são listados junto a plataforma.

 

Esse é um modelo comum, mas com o crescente número de figuras públicas que exercem influência e aqui podemos colocar os infoprodutor que possui audiência e se vê diante de convites para publicidade, agências se veem frente ao interesse de agenciar seus experts para aumento de receita, melhor relação com o profissional e proteger o lançamento.

 

 

O que é o agenciamento de um influenciador ou infoprodutor?

 

 

É realizar a gestão da carreira do profissional, por meio de negociações em seu nome para publicidade, orientar, prestar assessoria para parcerias assertivas e que vão de encontro às pretensões do profissional.

 

Dessa forma, as negociações saem de uma realidade que é comum como negociações e fechamento via e-mail ou whatsapp, sem qualquer cuidado e que abre margem para grandes riscos.

 

Inclui-se ainda a gestão para que o influencer não divulgue o produto por tempo além do pretendido, protegendo sua imagem e as obrigações previstas em contrato.

 

 

Quais os cuidados no contrato de agenciamento?

 

 

A relação entre agenciador e influenciador, deve ser regulada por um contrato, para a proteção dos envolvidos.

 

O agenciador possui obrigações que devem estar claras, mas é importante pontuar o que não está incluso em tais serviços, para que não ocorram dúvidas do que é responsabilidade do influenciador cumprir.

 

Através do contrato de agenciamento, o agenciador passa a ter os poderes para negociar em nome do influenciador, declinar propostas, rever contratos e garantir seus rendimentos.

 

O contrato de agenciamento pode estabelecer qual os limites da atuação do agenciador, no que ele pode representar  o profissional e até mesmo limite territorial.

 

Estabelece também, a participação nos ganhos de contratações, ainda que o contrato venha a ser rescindido, a depender do que foi previsto.

 

No agenciamento, o agenciador também é responsável por buscar novos negócios ao agenciado, funcionando quase como uma parceria para que ocorra o crescimento do influenciador, sendo importante prever:

  • Obrigações do influenciador;
  • Percentual de ganhos;
  • Poderes do agenciador;
  • Qual limite de atuação;
  • Sigilo.

Essas são condições mínimas que devem ser previstas, quando falamos em um agenciador que também é responsável pelo lançamento dos infoprodutos o cuidado é redobrado, para que cada contrato de publicidade não prejudique as vendas do produto digital e que ocorram no período correto.

 

O agenciador deve contar com assessoria jurídica especializada, para analisar os contratos e/ou os formular, para que exigências como não concorrência, sigilo, obrigações possam ser cumpridas com segurança e não comprometam contratos em andamento e até mesmo os novos.

 

Exclusividade no contrato de agenciamento

 

 

Um aspecto importante nos contratos de agenciamento, é a previsão de exclusividade.

 

É possível que o influenciador negocie em seu próprio  nome novos contratos, mas tal prática pode prejudicar os esforços que estão sendo empregados pelo agenciador e até mesmo entrar em conflito com um novo negócio devido a cláusulas de outros contratos.

 

A exclusividade pode ser negociada, de forma que apenas o agenciador passa a representar os interesses do influenciador, existem outros pontos de atenção quando falamos de um agenciamento que é local, regional ou ainda limitado a um país e devem ser observados na negociação e na confecção do contrato. 

Aspectos jurídicos 

 

 

Como podemos ver, o agenciamento dos influenciadores e infoprodutores possibilita uma oferta de serviço personalizada às agências, mas que pede um olhar estratégico para que as parcerias de publicidade funcionem bem.

 

Com o olhar atento às obrigações dos envolvidos, é possível formular boas negociações, lembrando sempre dos cuidados que devem ser tomados quando falamos de publicidade e relação com o consumidor e por isso contar com um advogado especializado faz grande diferença.

 

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