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03 CUIDADOS ANTES DE LANÇAR UM INFOPRODUTO

03 CUIDADOS ANTES DE LANÇAR UM INFOPRODUTO

Apesar de se falar de estratégias de marketing digital, para o lançamento

de um infoproduto, a verdade é que muitos infoprodutores não adotam mecanismos de proteção para o negócio que desenvolveram e arcam com prejuízos.

 

Quem deseja lançar um infoproduto, deve ficar atento para não perder sua criação ou ainda, assumir riscos que podem ser evitados.

 

Por existir grandes expectativas em um lançamento, inúmeras fórmulas que podem ser utilizadas, construção de base de audiência para vendas, o tempo para vendas não pode ser perdido, é nesse momento que muitos deixam de lado os cuidados para lançarem o produto digital.

 

Na pressa por um bom lançamento, por vezes uma equipe é formada, sem qualquer contrato, baseiam-se apenas na confiança e habilidades dos envolvidos, ou ainda no mito que ronda o mercado digital amador “assine o contrato após o primeiro lançamento”.

 

As consequências de tais decisões, para muitos, se tornam amargas.

 

Isso porque, a demora em profissionalizar o negócio carrega incertezas, riscos jurídicos, problemas relacionados a parceria, brigas e até desentendimento de quem será o titular do infoproduto, requisições até mesmo descabidas.

 

Hoje, falaremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados por quem deseja efetuar um lançamento de infoproduto, quais os riscos do amadorismo e como evitá-lo.

 

 

Como proteger o infoproduto?

 

 

O infoproduto, é uma criação autoral que será comercializada para uma base de potenciais clientes.

 

O infoproduto pode vir em formato de curso, e-book, entre outras criações digitais.

O criador, também é conhecido como autor, sendo este detentor de direitos sobre a sua criação, em atenção à Lei de Direitos Autorais.

 

O infoprodutor, que cria uma obra intelectual, possui direitos sobre a sua criação, os quais lhe concedem o direito de determinar como sua obra pode ser utilizada e até mesmo vendida.

 

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No mercado digital, nos deparamos com alguns riscos, como plágio, cópia e pirataria.

 

Apesar da Lei de Direitos Autorais, garantir que o criador não precisa registrar sua obra, para ser detentor de direitos, é recomendado que o faça, pois como provar que se é o autor em caso de plágio?

 

Para ingressar com um processo, buscando preservar seus direitos, devido a uma violação, é importante demonstrar que se é o verdadeiro autor, nesse momento, possuir os mecanismos disponíveis é meio de prova e um grande facilitador para preservar seus direitos.

 

Logo, é muito importante adotar as ferramentas certas, como prova de anterioridade, registro, ISBN, registro de cursos, entre outros, tudo irá depender do tipo de infoproduto.

 

Quando falamos de proteção ao infoproduto, existem outras ferramentas que pedem atenção, é o que veremos a seguir.

 

 

A marca do infoproduto deve ser registrada?

 

 

Escolher o nome para o infoproduto é importante para diferenciá-lo no mercado e consolidar a sua marca no mundo.

 

Porém, tornar o nome uma marca, se dá através do registro dele no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

 

Mediante o registro, busca-se impedir que outra pessoa utilize esse nome sem autorização, que registrem antes de você, por meio dele você se torna dono e a única pessoa que poderá utilizá-lo no segmento de atuação que você escolher proteger.

 

Dessa forma, um infoproduto deve se tornar uma marca registrada, é um verdadeiro investimento no negócio e negligenciar esse cuidado, coloca o negócio em risco, não é incomum nos depararmos com casos de infoprodutores que precisam trocar o nome de seus produtos, pois estão utilizando marca de terceiros.

 

Ao utilizar uma marca de terceiros, você estará violando o direito de outra pessoa, pode ter de arcar com indenização e até mesmo multas, mas o principal é que você pode comprometer suas vendas, audiência pode se confundir, gastos com marketing, anúncios em algo que não pertence a você.

 

 

Contrato para infoprodutos

 

Quando falamos em lançamento de infoproduto, é comum que se crie uma equipe para auxiliar nesse momento, que pode contar com:

 

  • Coprodutor e equipe própria;
  • Designer;
  • Suporte;
  • Social media
  • Gestor de tráfego pago.

 

No lançamento, esses são alguns dos integrantes que podem fazer parte de uma equipe, profissionais com responsabilidades diversas, que cooperam pelo resultado que você almeja.

 

Porém, ao contar com profissionais sem um contrato corre-se um grande risco jurídico, de um processo por ausência de contrato.

 

O contrato verbal, pode ser válido na justiça, porém as incertezas dessa relação podem levar a uma decisão negativa para seu negócio.

 

Você pode se deparar com alegações como:

 

  • Alegação de reconhecimento de autoria do infoproduto, alegam que você não criou ou que esse terceiro possui parte nos direitos;
  • Valores relativos ao faturamento;
  • Reconhecimento de vínculo de emprego;
  • Proibição de que você comercialize o infoproduto ou utilize o material criado;
  • Busquem a proibição de que você utilize o pixel dos seus anúncios;
  • Busquem compartilhamento da sua base de leads ou proibição de que você use a base.

 

Essas são só algumas das solicitações que acontecem, não ter um contrato é estar em uma posição de grande insegurança, pois você não tem documentado o que é responsabilidade de cada um, determinação de prazos para que cumpram as obrigações, ou ainda o que é de direito de cada parte.

 

Um contrato, não é mecanismo que engessa uma relação, mas proporciona a segurança que o negócio precisa, podemos inclusive falar de tipos diferentes de contrato para um lançamento, como:

 

  • Parceria;
  • Sociedade para um fim específico;
  • Prestação de serviços.

 

É importante ficar atento, sobre qual tipo de contrato deseja firmar, pois cada um deles irá trazer responsabilidades e direitos diferentes, contar com um advogado (a) especializado (a) em contratos é fundamental, para que tudo possa ser previsto em detalhes, direitos preservados e estratégia, devido aos formatos possíveis para o mercado digital.

 

Conclusão

 

 

Como você pode observar, existem cuidados que devem ser tomados por quem deseja lançar um infoproduto, pois o risco de perder a sua criação ou ainda sofrer com negociações ruins é real.

 

Já imaginou, desenvolver um ótimo produto e arcar com prejuízos, pagar multa, pois alguém da equipe não cumpriu com as obrigações? Isso deve estar bem claro em contrato.

 

Existem cuidados que o infoprodutor precisa tomar, antes de um lançamento e antes mesmo de dividir a sua ideia, para que ela não lhe seja roubada.

 

Por isso, é importante estar acompanhado de um advogado já no desenvolvimento do produto e antes de fechar parcerias, para que oriente a você como agir, como proteger a sua criação e fazer uso de ferramentas certas,  para evitar que as despesas que já são grandes se tornem maiores ainda.

 

Se você deseja saber mais sobre esse tema, confira o blog. Quer conversar comigo sobre meios de proteção para o seu infoproduto, clique aqui.

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