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Por que eu devo registrar a marca que eu uso?

Por que eu devo registrar a marca que eu uso? - Laura Albertacci

Criar um negócio é um desafio, vamos ser honestos

que abrir uma empresa e trabalhar para o seu negócio crescer demanda uma série de decisões que devem ser tomadas.

 

2021 foi um ano de crescimento do mercado digital, apesar de todo o contexto que vivemos no ano de 2020 foram abertas 3.359.750 empresas no país, a pandemia antecipou o mercado digital em torno de 5 anos.

 

Veja, apenas 275 mil pedidos de registro de marca foram efetuados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), os números não batem, pois com o crescimento do número de empresas crescem também o número de concorrentes e de cópias.

 

Sou completamente a favor do crescimento de empresas em nosso país, mas infelizmente a desinformação quanto aos cuidados para proteção da marca que escolheram é uma realidade e isso frustra sonhos e deixam empresas vulneráveis.

 

Noto um padrão que é necessário desmistificar em relação ao uso da marca:

· Acreditar que ao abrir o CNPJ com o nome escolhido é ser dono da marca;

· Acreditar que ao possuir um @ em mídia social com a marca escolhida o torna dono;

· Adquirir o domínio do seu site com a marca escolhida e acreditar ser suficiente.

 

 

Nenhuma dessas ações o tornará dono da marca que escolheu utilizar, tornar-se dono da marca só é possível mediante o registro de marca efetuado no INPI.

 

 

MARCA

Uma marca é aquilo que identifica o seu produto ou seu negócio dos demais, é a forma pela qual os seus clientes vão chamá-lo e se identificam.

 

Quando você não possui uma marca definida, não possui identidade.

 

VOCÊ PODE PERDER A SUA MARCA

 

 

Ao não registrar a sua marca, você não é dono do nome que escolheu e esta sujeito a se deparar com a concorrência utilizando esse nome ou ainda receber uma notificação informando que esta impedido de usar a marca, pois ela pertence à outra pessoa.

 

Você já imaginou esse cenário?

 

Perder o nome que escolheu?

 

Além do estresse com a situação, perder os valores gastos com marketing e publicidade, gastos com uniforme ou produtos, não ser reconhecido por seu público? Sem mencionar todo o seu prejuízo financeiro?

 

A perda da identidade?

 

Saber que tudo isso poderia ser evitado, você poderia ser dono da sua marca e possuir exclusividade do nome escolhido, o registro é proteção.

 

 

 

BENEFICÍOS DE REGISTRAR A MARCA QUE USA

 

É provável que não tenham contado a você da necessidade de registrar a sua marca ou seu logotipo, mas essa é a única forma de você possuir:

 

  • · Exclusividade no nome escolhido;
  • · Ser dono da sua marca;
  • · Você poderá franquear a marca;
  • · Negociar e até mesmo vender a sua marca;
  • · Não perder aporte financeiro, pois é requisito ser dono da marca.

 

 

Eu quero que você possua as ferramentas necessárias para crescer o seu negócio e impedir cópias da sua marca ou seu produto.

 

Quer saber mais a respeito e deseja conversar, clique aqui. Acesse o blog, para mais conteúdos.

 

 

 

Separei quatro artigos que vão explicar o tema:

 

 

Não registre a sua marca antes de analisar estes pontos.

Se você não registra a sua marca, ela não é sua.

Direitos autorais: contrato de licença e meios de proteção da sua obra.

Devo registrar a minha marca?

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